DANÇANDO COM GATOS E PÁSSAROS: o movimento ecossistêmico da ludopoise na Educação Infantil

R$ 78,00

DANÇANDO COM GATOS E PÁSSAROS: o movimento ecossistêmico da ludopoise na Educação Infantil

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Autora: Eva Potiguara – Eva Potiguara é o nome social da Dra. Evanir de Oliveira Pinheiro, mulher indígena pertencente ao Povo Potiguara Sagi Jacu, em Baía Formosa-RN. Graduada em Artes Visuais, com Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é pesquisadora professora do e IFESP-SEEC, atuando nos cursos de Pedagogia e Letras. É produtora cultural da EP Produções, escritora, ilustradora, contadora de histórias, articuladora nacional do Mulherio das Letras Indígenas, membro da União Brasileira de Escritores (UBE-RN), membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte (SPVA-RN), imortal da Academia de Letras e Artes do Brasil da seccional Campos de Goitacazes-RJ e membro do Núcleo de Letras e Artes de Lisboa-Portugal (NALAP). Orcid: https:// orcid.org/0000-0003-0706-6267

Sinopse: Este livro é o resultado da tese de doutorado de Eva Potiguara (Profa. Dra. Evanir de Oliveira Pinheiro), defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nas páginas que se seguem, ela apresenta o movimento ecossistêmico da ludopoiese de educadores de um Centro de Educação Infantil, utilizando a metáfora de uma dança autopoiética entre gatos e pássaros. Eva Potiguara, vencedora do Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura em 2023, apresenta uma proposta de educação tendo os pensadores Edgar Morin, Katia Brandão, Mihaly Csikszentmihaly, Humberto Maturana, Francisco Varela e Maria Cândida Moraes, como as suas principais referências teóricas. Os olhares epistemológicos destes pesquisadores constituem os principais passos para compreender o fenômeno da ludopoiese no âmbito da prática pedagógica com crianças na Educação Infantil. Um dos objetivos da pesquisa foi identificar e interpretar o processo de autoformação de educadores infantis nas ações do brincar, cuidar e educar no contexto escolar. A autora propõe analisar, a partir do Pensamento Ecossistêmico, como esses processos afetam e/ou possibilitam mudanças e transformações humanescentes na prática educacional. Ela ainda apresenta e analisa como as vivências lúdicas foram exploradas com e pelos docentes, destacando os seguintes fluxos essenciais: amar, brincar, cuidar e educar. Nesta perspectiva, a autora indica que a ludopoiese dos educadores se manifesta por meio da abertura dialógica do amar e do brincar, no querer bem ao educando e na beleza estética do cuidar e do educar. Este fluxo multidimensional, enquanto condição humana possível, é relevante no viver/conviver não só no ensino infantil, mas nos demais contextos educacionais da formação humana.

SUMÁRIO:

Lista de Ilustrações…………………………………………………………………………13

Glossário……………………………………………………………………………………….15  

Prefácio…………………………………………………………………………………………19  

  1. RAZÕES PARA DANÇAR……………………………………………………….29

A metáfora da dança ludopoiética ……………………………………………………33

Das memórias ludopoiéticas da infância à formação docente …………….38

Da ludicidade revisitada no mestrado ao reconhecimento de suas 

conexões na autocriação humana…………………………………………………….48

Os estudos da ludopoiese e as reformulações  na perspectiva

 ecossistêmica…………………………………………………………………………………57

O jogo da beleza do brincar, cuidar e educar em meio 

às adversidades ………………………………………………………………………………70  

  1. MARCANDO OS PASSOS ……………………………………………………85

A dimensão ecossistêmica da ludopoiese………………………………………….103

A dimensão ecossistêmica da corporeidade………………………………………115

A dimensão ecossistêmica da pesquisa-ação existencial……………………..120  

III. A BELEZA DO MOVIMENTO…………………………………………..147  

As memórias lúdicas da infância e suas conexões ludopoiéticas 

com os cenários da prática pedagógica……………………………………………149

O pássaro de Oz……………………………………………………………………………152

Felina Maravilha…………………………………………………………………………..160

Felina Esmeralda………………………………………………………………………….164

Gaivota………………………………………………………………………………………..177

Felina Serena……………………………………………………………………………….185

Andorinha……………………………………………………………………………………192

Os fluxos ludopoiéticos das brincadeiras de gatos e pássaros………………197

Reconstruindo os cenários da prática educativa……………………………….214

  1. A COMPLEXIDADE DO MOVIMENTO ………………………….227

A dinâmica de ordem/desordem necessária ao sistema ludopoiético

do educador…………………………………………………………………………………231

A autonomia/dependente dos processos de autocriação

ludopoiética no ambiente de trabalho ……………………………………………242

As implicações da amorosidade e da sensibilidade estética

nos processos ludopoiéticos de adultos e crianças na escola………………255

A ludopoiese como possibilidade de transcendência humana

do educador infantil …………………………………………………………………….263  

  1. EM QUE PASSOS CHEGAMOS?………………………………………..271

Referências ……………………………………………………………………………..287

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Autora: Eva Potiguara – Eva Potiguara é o nome social da Dra. Evanir de Oliveira Pinheiro, mulher indígena pertencente ao Povo Potiguara Sagi Jacu, em Baía Formosa-RN. Graduada em Artes Visuais, com Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é pesquisadora professora do e IFESP-SEEC, atuando nos cursos de Pedagogia e Letras. É produtora cultural da EP Produções, escritora, ilustradora, contadora de histórias, articuladora nacional do Mulherio das Letras Indígenas, membro da União Brasileira de Escritores (UBE-RN), membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte (SPVA-RN), imortal da Academia de Letras e Artes do Brasil da seccional Campos de Goitacazes-RJ e membro do Núcleo de Letras e Artes de Lisboa-Portugal (NALAP). Orcid: https:// orcid.org/0000-0003-0706-6267

Sinopse: Este livro é o resultado da tese de doutorado de Eva Potiguara (Profa. Dra. Evanir de Oliveira Pinheiro), defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nas páginas que se seguem, ela apresenta o movimento ecossistêmico da ludopoiese de educadores de um Centro de Educação Infantil, utilizando a metáfora de uma dança autopoiética entre gatos e pássaros. Eva Potiguara, vencedora do Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura em 2023, apresenta uma proposta de educação tendo os pensadores Edgar Morin, Katia Brandão, Mihaly Csikszentmihaly, Humberto Maturana, Francisco Varela e Maria Cândida Moraes, como as suas principais referências teóricas. Os olhares epistemológicos destes pesquisadores constituem os principais passos para compreender o fenômeno da ludopoiese no âmbito da prática pedagógica com crianças na Educação Infantil. Um dos objetivos da pesquisa foi identificar e interpretar o processo de autoformação de educadores infantis nas ações do brincar, cuidar e educar no contexto escolar. A autora propõe analisar, a partir do Pensamento Ecossistêmico, como esses processos afetam e/ou possibilitam mudanças e transformações humanescentes na prática educacional. Ela ainda apresenta e analisa como as vivências lúdicas foram exploradas com e pelos docentes, destacando os seguintes fluxos essenciais: amar, brincar, cuidar e educar. Nesta perspectiva, a autora indica que a ludopoiese dos educadores se manifesta por meio da abertura dialógica do amar e do brincar, no querer bem ao educando e na beleza estética do cuidar e do educar. Este fluxo multidimensional, enquanto condição humana possível, é relevante no viver/conviver não só no ensino infantil, mas nos demais contextos educacionais da formação humana.

SUMÁRIO:

Lista de Ilustrações…………………………………………………………………………13

Glossário……………………………………………………………………………………….15  

Prefácio…………………………………………………………………………………………19  

  1. RAZÕES PARA DANÇAR……………………………………………………….29

A metáfora da dança ludopoiética ……………………………………………………33

Das memórias ludopoiéticas da infância à formação docente …………….38

Da ludicidade revisitada no mestrado ao reconhecimento de suas 

conexões na autocriação humana…………………………………………………….48

Os estudos da ludopoiese e as reformulações  na perspectiva

 ecossistêmica…………………………………………………………………………………57

O jogo da beleza do brincar, cuidar e educar em meio 

às adversidades ………………………………………………………………………………70  

  1. MARCANDO OS PASSOS ……………………………………………………85

A dimensão ecossistêmica da ludopoiese………………………………………….103

A dimensão ecossistêmica da corporeidade………………………………………115

A dimensão ecossistêmica da pesquisa-ação existencial……………………..120  

III. A BELEZA DO MOVIMENTO…………………………………………..147  

As memórias lúdicas da infância e suas conexões ludopoiéticas 

com os cenários da prática pedagógica……………………………………………149

O pássaro de Oz……………………………………………………………………………152

Felina Maravilha…………………………………………………………………………..160

Felina Esmeralda………………………………………………………………………….164

Gaivota………………………………………………………………………………………..177

Felina Serena……………………………………………………………………………….185

Andorinha……………………………………………………………………………………192

Os fluxos ludopoiéticos das brincadeiras de gatos e pássaros………………197

Reconstruindo os cenários da prática educativa……………………………….214

  1. A COMPLEXIDADE DO MOVIMENTO ………………………….227

A dinâmica de ordem/desordem necessária ao sistema ludopoiético

do educador…………………………………………………………………………………231

A autonomia/dependente dos processos de autocriação

ludopoiética no ambiente de trabalho ……………………………………………242

As implicações da amorosidade e da sensibilidade estética

nos processos ludopoiéticos de adultos e crianças na escola………………255

A ludopoiese como possibilidade de transcendência humana

do educador infantil …………………………………………………………………….263  

  1. EM QUE PASSOS CHEGAMOS?………………………………………..271

Referências ……………………………………………………………………………..287

Peso 0,300 kg
Dimensões 21 × 14 × 2 cm
Autora

Eva Potiguara – Eva Potiguara é o nome social da Doutora Evanir de Oliveira Pinheiro, mulher indígena pertencente ao Povo Potiguara Sagi Jacu, em Baía Formosa-RN. Graduada em Artes Visuais, com Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é pesquisadora professora do e IFESP-SEEC, atuando nos cursos de Pedagogia e Letras. É produtora cultural da EP Produções, escritora, ilustradora, contadora de histórias, articuladora nacional do Mulherio das Letras Indígenas, membro da União Brasileira de Escritores (UBE-RN), membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte (SPVA-RN), imortal da Academia de Letras e Artes do Brasil da seccional Campos de Goitacazes-RJ e membro do Núcleo de Letras e Artes de Lisboa-Portugal (NALAP). Orcid: https:// orcid.org/0000-0003-0706-6267

Orcid

Orcid: https:// orcid.org/0000-0003-0706-6267

ISBN

9786585823159

Número da Edição

1ª EDIÇÃO – 2024

ACABAMENTO

Brochura

Número de Páginas

320

Idioma

Português

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