DANÇANDO COM GATOS E PÁSSAROS: o movimento ecossistêmico da ludopoise na Educação Infantil RECEBA UMA ECOBAG EXCLUSIVA (Edição limitada).
Autora: Eva Potiguara – Eva Potiguara é o nome social da Dra. Evanir de Oliveira Pinheiro, mulher indígena pertencente ao Povo Potiguara Sagi Jacu, em Baía Formosa-RN. Graduada em Artes Visuais, com Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é pesquisadora professora do e IFESP-SEEC, atuando nos cursos de Pedagogia e Letras. É produtora cultural da EP Produções, escritora, ilustradora, contadora de histórias, articuladora nacional do Mulherio das Letras Indígenas, membro da União Brasileira de Escritores (UBE-RN), membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte (SPVA-RN), imortal da Academia de Letras e Artes do Brasil da seccional Campos de Goitacazes-RJ e membro do Núcleo de Letras e Artes de Lisboa-Portugal (NALAP). Orcid: https:// orcid.org/0000-0003-0706-6267
SUMÁRIO:
Lista de Ilustrações…………………………………………………………………………13
Glossário……………………………………………………………………………………….15
Prefácio…………………………………………………………………………………………19
- RAZÕES PARA DANÇAR……………………………………………………….29
A metáfora da dança ludopoiética ……………………………………………………33
Das memórias ludopoiéticas da infância à formação docente …………….38
Da ludicidade revisitada no mestrado ao reconhecimento de suas
conexões na autocriação humana…………………………………………………….48
Os estudos da ludopoiese e as reformulações na perspectiva
ecossistêmica…………………………………………………………………………………57
O jogo da beleza do brincar, cuidar e educar em meio
às adversidades ………………………………………………………………………………70
- MARCANDO OS PASSOS ……………………………………………………85
A dimensão ecossistêmica da ludopoiese………………………………………….103
A dimensão ecossistêmica da corporeidade………………………………………115
A dimensão ecossistêmica da pesquisa-ação existencial……………………..120
III. A BELEZA DO MOVIMENTO…………………………………………..147
As memórias lúdicas da infância e suas conexões ludopoiéticas
com os cenários da prática pedagógica……………………………………………149
O pássaro de Oz……………………………………………………………………………152
Felina Maravilha…………………………………………………………………………..160
Felina Esmeralda………………………………………………………………………….164
Gaivota………………………………………………………………………………………..177
Felina Serena……………………………………………………………………………….185
Andorinha……………………………………………………………………………………192
Os fluxos ludopoiéticos das brincadeiras de gatos e pássaros………………197
Reconstruindo os cenários da prática educativa……………………………….214
- A COMPLEXIDADE DO MOVIMENTO ………………………….227
A dinâmica de ordem/desordem necessária ao sistema ludopoiético
do educador…………………………………………………………………………………231
A autonomia/dependente dos processos de autocriação
ludopoiética no ambiente de trabalho ……………………………………………242
As implicações da amorosidade e da sensibilidade estética
nos processos ludopoiéticos de adultos e crianças na escola………………255
A ludopoiese como possibilidade de transcendência humana
do educador infantil …………………………………………………………………….263
- EM QUE PASSOS CHEGAMOS?………………………………………..271
Referências ……………………………………………………………………………..287
Avaliações
Não há avaliações ainda.